Início > Sem categoria > A importância dos Livros . Caso Butantan em SP após incêndio.

A importância dos Livros . Caso Butantan em SP após incêndio.

18/05/2010
Só livros ainda registram as serpentes do Butantan

Veja a reportagem na íntegra!! Jornal da Ciência 18/05/2010

Catálogo traz informações sobre espécimes desde 1901; animais se perderam

Embora quase todo o acervo de 85 mil exemplares de serpentes da coleção científica do Instituto Butantan tenha sido destruído pelo incêndio que aconteceu no último sábado, os livros-tombos, que contêm os registros de cada animal catalogado, estão intactos.

A informação foi dada pela bióloga Myriam Calleffo, responsável pela recepção dos animais que a população entregava para fins científicos ao instituto. “Esses livros estavam em outro prédio, por isso não se perderam. Não sei quantos são, mas eles contêm informações de cada bicho, desde o primeiro, que foi catalogado em 1901.”

O livros-tombos têm dados sobre quem trouxe e quem recebeu o animal, local onde foi encontrado, nome científico e nome popular, data de coleta, entre outros detalhes. Segundo a bióloga, esses dados podem servir para um levantamento zoogeográfico (sobre a distribuição geográfica das espécies).

Sobre o arquivo digital, que teria informações de todo o acervo do Prédio das Coleções, há informações de que a digitalização foi feita em um computador que estava no interior do edifício e que, portanto, também se perdeu no fogo. Cópias de segurança também estariam no mesmo prédio, embora uma funcionária que não quis se identificar afirme que 50% desses backups estejam a salvo.

Anúncios
Categorias:Sem categoria
%d blogueiros gostam disto: