Início > Sem categoria > Biblioteca da USP com 40 mil livros fica pronta em outubro

Biblioteca da USP com 40 mil livros fica pronta em outubro

25/05/2010

Brasiliana, cujo acervo foi doado por José Mindlin, já tem 3.000 livros para download.

Com previsão de entrega para o fim de outubro, a biblioteca Brasiliana da USP será uma das maiores da universidade, com 40 mil volumes. Seu conteúdo será o mais completo em assuntos brasileiros do país e vai incluir, além de 500 mil documentos de arquivo, o acervo do IEB (Instituto de Estudos Brasileiros), com 150 mil títulos – entre livros, manuscritos, registros oficiais e fotos antigas.

O complexo da biblioteca será instalado na Cidade Universitária (zona oeste de São Paulo), entre os prédios da reitoria e da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas). A construção, cujo custo previsto é de R$ 30 milhões, terá 20 mil metros quadrados – vai incluir anfiteatro e outras instalações.

O acervo da Brasiliana é parte da doação de mais de 20 mil obras do bibliófilo José Mindlin, que tem o maior acervo particular do país, para a USP. Somente a biblioteca deve ser terminada neste ano – a construção completa está prevista para ser entregue em 2011.

Coordenada pelo professor de história da USP István Jancsó, a Brasiliana tem como referências a biblioteca pública de Nova York e biblioteca nacional de Paris. Ela vai contribuir com as pesquisas acadêmicas de instituições de ensino superior de todo o país, inclusive as do Estado de São Paulo, afirma o professor, em um vídeo do projeto:

– A idéia é transformar todo o projeto [do complexo da biblioteca] em um centro para pensar a cultura e memória brasileira. Tem que ser acessível a todo mundo.

Fonte

Anúncios
Categorias:Sem categoria
%d blogueiros gostam disto: