TRATAMENTO TÉCNICO

O Tratamento técnico da coleção tem por finalidade a descrição física de materiais visando a recuperação através de fichas, listagens ou processo on line. Envolve as tarefas e registro, classificaçao, catalogação, indexação, preparo físico para a circulação, armazenamento, exposição, conservação, preservação e atualização das bases de dados.

Estas atividades são de responsabilidade do Bibliotecário e de sua equipe.

1- Registro

Consiste na designação de um número de registro ou tombamento a cada novo exemplar de materiais adquiridos pela U.I, seguida da descrição de dados sobre a aquisição e dos seus elementos de referência. Esta etapa consiste em carimbar, colar etiquetas com a identificação do material, entre outros.

Livro de Tombo: O Uso de livro de tombo é opcional, tem por finalidade guardar o registro de todo o material bibliográfico e audiovisual pertencente ao patrimoônio da biblioteca, o livro não deve conter rasuras. Com o uso de computador, esse livro de registro está sendo substituído pelo registro em banco de dados.

2- Classificação

Consiste em determinar os assuntos e os códigos alfanuméricos que os representam, possibilitando sua recuperação por assunto ou tipo. Quando o usuário vai em busca de seu livro na estante da biblioteca, ele percebe que os livros estão arrumados por assunto, onde esta numeração está em ordem para facilitar a localização física no acervo.

Os tipos mais usados para esta classificaçao de materiais são:

CDU . Classificação Decimal Universal.

Sistema baseado da divisão dos números em classe de 10 algarismos.

classes:

0 (zero): Generalidades. 1- Filosofia. 2- Religião. 3-Ciências Sociais. 5- Ciências Exatas. 6-Ciências Aplicadas. 7-Artes, Jogos, Desportos. 8- Literatura. 9- Geografia, Biografia, História.

A classe 4 não existe, ela está reservada para uma possível nova classe do conhecimento.

CDD – Classificação Decimal de Dewey

Baseada na classificação de Francis Bacon, mundialmente usada. Suas dez classes são divididas em três grandes grupos: memória, imaginação e razão; que são divididas em classes de 000 a 900.

000-Generalidades ; 100- Filosofia e Psicologia; 200- Religião; 300- Ciências Sociais; 400-Linguagem e Linguística; 500- Ciências Naturais; 600-Tecnologia; 700- Artes; 800-Literatura e Retórica e 900-Geografia e História.

Tabela de Cutter

Sistema onde cada autor recebe um número tendo por objetivo diferenciar os livros do mesmo assunto por autor e título.

O número Cutter é formado por: * Inicial do Sobrenome do autor + *nº atribuído ao sobrenome na Tabela Cutter + *Inicial da primeira palavra do título.

exemplo:  S491a      S: primeira letra do sobrenome do autor + 491: Número do autor +  a: primeira letra do título.

É importante entender que estes códigos são internacionais, são usados em vários países, o que garante ao bibliotecário a uma ferramenta homologada nas instituições bibliotecárias.


Anúncios
%d blogueiros gostam disto: