BIBLIOTECA

Origem:

As bibliotecas tem uma origem muito antiga. A primeira que se tem notícia teria surgido há cerca de 5 mil anos, na cidade babilônica de Nipur. Era uma biblioteca com “coleção de documentos”, neste caso, tábulas de argila. Desde então surgiram várias bibliotecas. A famosa biblioteca de Assurbanipal, Rei de Assíria, com mais de 25 mil tábulas; as bibliotecas egípcias a serviço da casta sacerdotal; as importantes bibliotecas gregas que coincidiram com o período áureo da cultura helênica.

Uma das mais famosas é a Biblioteca de Alexandria, fundada no século III a.c, destruída por sucessivos desastres naturais e saques cometidos por fanáticos religiosos, ela resurgiu em 2002 com apoio da UNESCO, onde comporta um gigantesco complexo cultural com bibliotecas, museus, galerias e espaços anexos.

Idade Média:

A idade média foi a época das bibliotecas dos mosteiros, ligadas às ordens religiosas. No século XVIII começaram a ser fundadas as bibliotecas das grandes universidades européias. No século XIX surgiu na Europa o conceito de biblioteca pública, aberta gratuitamente aos interessados, funcionando em horários regulares, colocando à disposição dos leitores grandes acervos de livros sobre temas variados. Eram financiadas, quase todas, por mecenas ilustres.

Nesta mesma época, a educação passa a ser valorizada como mecanismo de mobilidade social, e as bibliotecas públicas e universitárias tornam-se instrumentos auxiliares no processo de educação formal.

2ª Guerra Mundial:

Neste período é chamada a atuar como instrumento para a paz e democracia, identificando-se com a classe média e com a população estudantil, a ponto de ser caracterizada como centro de educação popular.

Foram condições para o aparecimento da bibliotecas:

Condições econômicas: Ao longo da história houve significativo aumento das riquezas, o que naturalmente incentivou a produção cultural e  material, incluindo as bibliotecas neste aspecto.

Condições sociais: Com o aparecimento dos centros urbanos, foi inevitavel o surgimento de inúmeros registros de informações como também a criação de sistemas de informação, isso contribui para a criação de locais que preservassem esta informação.

Condições políticas: Em dois aspectos; o primeiro: uma nação organizada politicamente, conduz a criação de conhecimento e ampliação das bibliotecas.Em ambientes de conflitos, as bibliotecas e seus bens culturais sofrem sérios riscos de saques e destruição.

O outro aspecto indica que as bibliotecas necessitam de políticas do governo para estímulo, por isso naçoes organizadas, estimulam a criação de bibliotecas.

As condições descritas podem ser observadas desde a antiguidade, grande bibliotecas deste período, surgiram a partir de decisões políticas e da imposição do poder econômico-social.

Biblioteca de Alexandria

%d blogueiros gostam disto: