BIBLIOTECÁRIO

QUEM É O PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO?

O bibliotecário é um profissional de nível superior que atua no mercado de trabalho com uma visão ampla e objetiva da sociedade e de seus variados segmentos.
O bibliotecário é capaz de atuar em qualquer função que vise a organização e obtenção de informações e como gestor da informação e do conhecimento para atender às necessidades de informação da sociedade.
O bibliotecário economiza tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações já selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações.

O Bibliotecário
O bibliotecário está habilitado a executar:
– Planejamento de serviços biblioteconômicos;
– Planejamento físico de bibliotecas, centros de documentação e informação;
– Organização de acervos (bibliográficos ou não);
– Serviços técnicos e administrativos ligados à documentação;
– Avaliação, assessoria, consultoria, ensino, fiscalização técnica, normalização de documentos, análise de trabalhos técnicos e científicos;
– Organização de bases de dados virtuais e intranets;
– Documentação para processos de certificação de qualidade, avaliação de conteúdo da Internet, entre outras.

O Bibliotecário e os Livros

O Bibliotecário e os Livros

Juramento

“Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana”

“Entenda os Símbolos da Biblioteconomia”

Você sabe o significado do símbolo de Biblioteconomia, que é a lâmpada de Aladim e o livro aberto?

Lâmpada de Aladim
A lâmpada de Aladim, desde os tempos antigos, representa a incessante vigília, a atividade intelectual, o trabalho árduo das investigações lítero-científicas. O livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura.

O Anel de grau do Bibliotecário
O anel deve ser de ouro, com a pedra preciosa ametista de cor violeta,que é a pedra da amizade, que reforça a memória, tendo em sua lateral a lâmpada de Aladim e o livro aberto em platina, para ficarem em relevo.

Simbolismo do anel de grau do Bibliotecário

O anel de grau do bibliotecário deverá ser feito em ouro e ter as seguintes características:

• Pedra – ametista. Pedra preciosa de cor violeta. É uma variedade de quartzo, encontrada no Brasil, Uruguai, Sibéria e no Ceilão.

Simbologia – Clássica pedra da amizade, reforça a memória, preserva de alucinação e defende contra a embriaguez.

• Emblemas – lâmpada de Aladim e um livro aberto, feitos em platina para ficarem em relevo.

Simbologia – A lâmpada de Aladim desde os tempos antigos simboliza a perene vigília, a atividade intelectual e o trabalho de pesquisa.

O livro aberto significa o oferecimento da educação e da cultura.

Registro Profissional do Bibliotecário

Para exercer a profissão de bibliotecário, os formandos devem solicitar o registro no Conselho Regional de Biblioteconomia. O exercício profissional sem registro, bem como sem o pagamento da anuidade, implica em caracterização do exercício ilegal da profissão, nos termos do art. 26 da Lei n° 4.084/62 do art. 4º e incisos, do Decreto 56.725/65 e do Código de Ética Profissional.

O registro pode ser principal ou secundário. Como principal entende-se o correspondente à jurisdição do CRB-6, sede da principal atividade exercida pelo profissional. E como Secundário àquele a que está obrigado o profissional que exerce a profissão, comprovada e concomitantemente na jurisdição de outro Conselho Regional.

12 de Março - Dia do Bibliotecário

12 de Março - Dia do Bibliotecário

Fonte:

http://www.crb6.org.br/carreira.php?codigo=4

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: