AUTOR

Bom Dia,  Boa Tarde ou Boa Noite.

O Profissional da Informação e o Futuro !!!

O Profissional da Informação deve buscar a Inovação

Sou estudante de Biblioteconomia e Gestão da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Criei este Blog com a intenção de colocar informações sobre a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Quero mostrar e contemplar o mundo das Bibliotecas , mostrando seus serviços , como ela funciona e como ela é importante para uma cultura. Podemos citar os países de Primeiro Mundo, onde a Biblioteca é um objeto de primeira necessidade….A idéia é mostrar o seu valor a todos em nossa sociedade….

Com um grande campo de atuação para o Bibliotecário, é impossível um graduando escolher uma área de atuação num primeiro momento profissional, tenho interesse por bibliotecas universitárias, sistemas de bibliotecas e sua usabilidade, entre outros. Na atuação de um Bibliotecário de Sucesso, vai pesar muito a sua formação humana e técnica, nao existe uma sem a outra.

Em grande parte de seu tempo o bibliotecário vai interagir diretamente com o seu Usuário, por isso é importante a formação humana. Este usuário está em busca de uma enorme gama de tipos de informações.

A formação técnica é básica para este profissional, lembrando que ele trabalha num ambiente relacionado ao tratamento, organização e disseminação de todo um esquema informacional formado por Livros, Revistas Científicas, Teses, entre outros, usando para isso regulamentações nacionais e internacionais de Classificação, Indexação e Seleção de todo a sua Coleção.

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação  o ambiente da Biblioteca ficou mais dinâmico e usual.

A internet foi um importante propulsor para as funcionalidades de uma biblioteca.

Diante deste novo cenário, o Profissional Bibliotecário começa a descobrir novas ações mediante esta nova realidade. Os Documentos não estão somente impressos, eles já estão em formato eletrônico ou Digital, enfim…

O Profissional Bibliotecário deste início de Séc.XXI deve ficar ligado nas novas tecnologias, procurando promover o melhor tipo de serviço para o seu usuário, procurando fomentar a informação e a cultura.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: